domingo, 14 de junho de 2015

Compostagem e horta no apartamento

Olá gente, estou de volta, depois de muuuito tempo, por "n" motivos, mas voltei, e espero que por um bom tempo, hehehe.
Decidi fazer um post sobre duas coisas que pratico desde que mudei pro apartamento, a compostagem e a hortinha.
Vou começar falando sobre a compostagem, que é uma coisa mágica e fácil de fazer.

Compostagem

A compostagem é um modo de gerar adubo orgânico a partir de resíduos da sua alimentação. Os microorganismos presentes no ambiente degradam restos de vegetais até eles serem transformados em um adubo natural semelhante ao solo. Para um melhor resultado, é sempre bom ter minhocas envolvidas, pois elas se alimentam desses restos e facilitam o trabalho dos microorganismos.

Na compostagem são gerados dois tipos de compostos, o sólido e o líquido:
O sólido é o adubo propriamente dito, pode ser usado diretamente para o plantio e para enriquecimento da terra já utilizada nas plantas.

O composto líquido é um chorume orgânico que pode ser usado como adubo foliar (borrifando nas folhas) ou na própria rega, porém, por ele ser bem concentrado, recomenda-se diluir uma parte dele para dez de água.

Como montei minha composteira?
Tenho 3 tipos diferentes aqui no apartamento, uma mais fácil que a outra.
A primeira simplesmente misturamos os restos de vegetais num balde com tum pouco de terra, só isso.
Para a segunda, cortamos uma garrafa de 5L de água na horizontal, e fizemos o mesmo esquema, com um pouco de terra e misturamos os restos.

Nessas duas o chorume não é separado, então a terra fica bem úmida e pode dar um pouco de cheiro, em todas as composteiras é necessário jogar serragem ou qualquer matéria vegetal seca por cima para reter um pouco dessa umidade.

A terceira, montamos para o Bio Na Rua (em breve teremos um post sobre o projeto), uma composteira mais didática que têm dado muito certo.
Cortamos dois galões, quase na metade e encaixamos os fundos um no outro, a parte da boca colocamos por baixo, e colocamos uma torneira, para poder retirar o chorume (na foto fica bem mais fácil de entender, gente!). As garrafas são todas furadas para ter a entrada e saída de ar, e também para escorrer o chorume pro última parte. O parte de cima da outra garrafa estamos usando como tampa, o Tomás ainda fez um suporte, ficou bem linda e funcional!





Horta
Quando se tem tanta terra boa assim a vontade de plantar aumenta (pelo menos pra mim), temos uma sacada que só ajuda.
Não é uma horta grande, mas já é um cantinho de amor. <3
Usamos um caioxote de feira como apoio para os vasinhos, você pode fazer com o que quiser, use sua criatividade, plantamos em galõezinhos, garrafas e vasos.
Temos alguns temperos, como manjericão, salsinha, orégano e também temos abacaxi (talvez demore uns 5 anos pra dar fruto, se der, mas é uma bromélia maravilhosa!), tomate cereja (meu novo xodó), pimenta e até uma pitangueira! Só pra citar algumas!
Aqui vão algumas fotos pra "inspirar" vocês:



Essa é a horta hoje

Tomatinho cereja

flor da pimenta *-*

 

rúcula


algumas rúculas nenês na caixa de uva

Pitanga

Couve

Flores do manjericão




há um tempinho atrás

Flor do tomate cereja


Gente, é isso!
Se vocês tiverem alguma dúvida, sugestão, crítica, só deixar aí embaixo :)

Beijos e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário